Loading...

AÇÕES DO NEA ABRIL-2011- QUILOMBO DE JAMBUAÇU- MOJU

O Território Quilombola do Jambuaçu, esta localizado no município de Moju, região do Baixo Tocantins no Pará. A  comunidade ganha o espaço denominado de Casa Familiar Rural (CFR), resultado de parcerias entre a VALE, Prefeitura Municipal do Mojú, e Associações |Representativas de classe.
 A Casa abriga 60(sessenta) alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio, com atividades pedagógicas e ações voltadas para atividade agrícola familiar. Fazendo parte de uma série de investimentos que a Vale realiza no Território de Jambuaçu, vem contribuindo com a formação de filhos de agricultores, mantendo o convênio de cooperação assinado com a prefeitura municipal e as comunidades quilombolas em benefício das próprias comunidades.
A Casa Familiar Rural está instalada numa área de aproximadamente 850 m², toda equipada, com espaços para refeitório, cozinha, dormitórios masculinos e femininos, área de convivência, salas de aulas e uma grande sala de multiuso.
A escola agrícola da Casa segue a metodologia da Alternância, em que o aluno passa um período na escola e outro na comunidade de origem, conciliando as disciplinas curriculares com as agrícolas, a instalação da Casa Familiar Rural “permiti o acesso à educação formal/informal e a capacitação profissional de modo contínuo e de qualidade, respeitando as particularidades das comunidades, suas tradições e costumes”.
A parceria do CEPNOR com a UFRA vem sendo executada na sua prática através do projeto “Técnicas de desenvolvimento de piscicultura no território Quilombola de Jambuaçu em Moju-Pa”, com o desdobramento em treinamento em educação ambiental estimulando o publico estudatil e comunidades de entorno à conscientização e formação de agentes multiplicadores ambientais, cujas temáticas abordadas foram: Educação Ambiental e Consumo Sustentável, Brincando e Fazendo Arte com Educação, Patrimônio Cultural e Ambiental, Preservação Ambiental e Qualidade de Vida em Comunidades Quilombolas, Compensação Social, Grafitagem Ambiental, Dinâmicas e Brincadeiras Ambientais, Oficina de Garrafa PET Utilitário e Decorativo e Trilhas Ecológicas.
01 – Educação Ambiental e Consumo Sustentável.
















02 - Brincando e Fazendo Arte com Educação.











 






03 – Preservação Ambiental e Qualidade de Vida em Comunidades   Quilombolas











04 -  Grafitagem Ambiental.





05 – Trilha Ecológica














06 – Oficina de Garrafa PET Utilitário e Decorativo



















07 – Descontração.