quinta-feira, 30 de junho de 2011

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL “DESAFIO E PRÁTICAS NOS SETORES PÚBLICO E SOCIAL”
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS:
O evento está dividido em seis eixos temáticos e organizado em diferentes comissões:
Eixos temáticos:
(1) - Estado, planejamento e direito socioambiental;
(2) – Paradigmas da educação ambiental;
(3) - Gestão Ambiental: modelos e experiências de sucesso;
(4) - Experiências exitosas na produção mais limpa;
(5) – O terceiro Setor e seu Comprometimento com o Desenvolvimento sustentável
(6) – Pssca e Aqüicultura sustentável.
(7) - Gestão em Unidades de Conservação/Áreas Protegidas

REVENDO O QUADRO DE INSCRIÇÕES QUE JÁ É SATISFATÓRIO, A COMISSÃO OORGANIZADORA NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES NA EXECUÇÃO DO SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL, DEVIDO A GRANDE PROCURA PARA O ENVIO DE TRABALHOS PARA ACEITAÇÃO(COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER E OFICINAS AUTOGESTIONADAS)E QUE ESTAMOS REVENDO O QUADRO DE SUBMISSÃO - SEGUE ABAIXO AS NOVAS DATAS

CRONOGRAMA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
22/08/2011 (2ª feira) Data limite para o encaminhamento online através do site dos resumos de trabalhos, dos pôsteres e oficinas sugestionadas para as Sessões Temáticas.
29/08/2011 (2ª feira) Divulgação no site dos trabalhos e dos pôsteres selecionados para apresentação nas Sessões Temáticas e das Sessões Livres aprovadas.
02/09/2011 (6ª feira) Data limite para inscrição e pagamento dos autores com trabalhos e pôster aprovados nas Sessões Temáticas e dos participantes das Sessões Livres para assegurar a inclusão de seus trabalhos nos Anais do Evento.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS
Os trabalhos enviados para apresentação nas Sessões Temáticas serão selecionados pelo Comitê Científico que contará com avaliadores, que também assumirão o papel de coordenadores da sessão no momento do encontro. A seleção é feita sem a identificação do(s) autor (es) e a partir de critérios rigorosos de qualidade e relevância científica. Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês, espanhol e francês.
O(s) autor (es) deverá(ão) escolher previamente a forma de submissão de trabalhos para o SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL “DESAFIOS E PRÁTICAS NOS SETORES PÚBLICO E SOCIAL”, apontando apenas uma das três alternativas abaixo apresentadas:

1. COMUNICAÇÃO ORAL - (apresentação dos resumos)

CONFIGURAÇÃO DO RESUMO

- Titulo em Fonte Arial, tamanho 11, parágrafo justificado
- Espaçamento entre caracteres e palavras: simples
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
- Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm)
- Margem superior: 3 cm
- Margem inferior: 2 cm
- Margem esquerda: 3 cm
- Margem direita: 2 cm
- Número de linhas: mínimo de 20 (vinte), máximo de 50 (cinqüenta), incluindo ilustrações, bibliografia e notas de final de texto.
- Idiomas:serão aceitos trabalhos com os seguintes idiomas: Português, Espanhol, Francês, Inglês
- Tipos de arquivos: WORD, PDF

TRABALHOS COMPLETOS:

- CONFIGURAÇÕES DAS PÁGINAS:

- Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm)
- Margem superior: 3 cm
- Margem inferior: 2 cm
- Margem esquerda: 3 cm
- Margem direita: 2 cm

- OS CAPITULOS, TITULOS E SUB-TITULOS:

- Título : Arial, tamanho 14, normal, negrito.
- Subtítulo: Arial, tamanho 12, normal, negrito.
- Sub-Subtítulo: Arial, tamanho 12, itálico, negrito

- CONFIGURAÇÃO DE TEXTO:

- Fonte Arial, tamanho 11, parágrafo justificado
- Espaçamento entre caracteres e palavras: simples
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
- Número de páginas: mínimo de 10 (dez), máximo de 20 (vinte), incluindo ilustrações, bibliografia e notas de final de texto.
Conteúdo da primeira página:

- REGRAS PARA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

- As referências bibliográficas devem seguir obrigatoriamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para citações no corpo de texto, deverá ser utilizado o sistema autor-data. Ex: (SANTOS, 1996, p.58).
Observações:
- Não serão aceitas notas de rodapé; todas as notas deverão estar incluídas como nota de final de texto;
- As ilustrações, tabelas e gráficos vinculados ao Word, deverão ter fonte Arial tamanho 10.
- As ilustrações deverão ser salvas em JPG e inseridas no texto.
Para não sobrecarregar o arquivo recomenda-se que gráficos, figuras, fotos e qualquer arquivo gráfico estejam inseridos no texto em padrão JPG e resolução até 96 dpi.
O arquivo não deverá exceder a 3MB.
Importante:
- Só será permitida a inscrição de até dois trabalhos completos ou pôsteres como autor principal ou coautor, desde que submetidos a sessões temáticas diferentes.
- Não há limite de autores por trabalho
- O trabalho deverá ser encaminhado somente pelo e-mail do seminario: seminario.ea@gmail.com.
- Os trabalhos enviados por e-mail ou diretamente ao Comitê Científico não serão analisados.
- Os trabalhos que não respeitarem as normas de submissão e de apresentação, acima estabelecidas, não serão aceitos.

2. PÔSTER

Instruções e Normas para elaboração do Pôster.

- Deverá constar no pôster:

- área do conhecimento
- título
- nomes e instituições dos autores
- introdução; métodos; resultados e discussão; conclusões
- informar a instituição de fomento, se houver
- O texto do pôster deverá ser de fonte que permita a leitura a cerca de 2 m. Sugere-se
- Usar letras grandes, com no mínimo 8 mm a 12 mm, e de 15 mm a 20 mm para títulos e subtítulos.
- O texto deve ser sucinto, claro e objetivo;
- Usar o mínimo de texto e ilustrar os resultados experimentais com fotos, gráficos e tabelas;
- Não inserir referências bibliográficas no pôster. As citações no texto devem ser apenas as indispensáveis;
- Organizar os componentes do pôster em seqüência lógica para facilitar a compreensão.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER:

Tipo de arquivo
- Formato do pôster: JPG
Configuração do Pôster para submissão:
O Pôster deverá apresentar, obrigatoriamente, as seguintes características:
- Dimensão: o pôster deve ser formatado no tamanho A0 (dimensões aproximadas de 0,9 x 1,20m), e apresentado na posição retrato (vertical).
- O arquivo contendo o pôster para submissão deve estar em extensão JPG, com resolução de 72 dpi, a fim de facilitar a avaliação pelo Comitê Científico.
Características do pôster
- Os pôsteres devem apresentar os principais aspectos da pesquisa e incentivar discussões e questionamentos durante o tempo designado para a sua apresentação na Sessão Temática. As informações expostas devem ser objetivas, de fácil leitura e compreensão. Recomenda-se evitar textos extensos e valorizar a utilização de imagens e ilustrações gráficas (fotos, mapas, diagramas, gráficos, desenhos). A aparência e a qualidade do conjunto dependem do equilíbrio entre texto e imagens, do entendimento da seqüência das informações, da composição visual do conjunto, do tipo de caracteres e do tamanho das fontes, da qualidade das ilustrações, assim como das proporções e cores utilizadas nas fontes e no fundo do painel.
Importante:
- O Resumo do poster deverão ser encaminhados somente através do sistema de submissão disponível no site.
- Os trabalhos enviados por e-mail ou diretamente ao Comitê Científico não serão analisados.
- Os Pôsteres que não respeitarem as normas de submissão e apresentação, acima estabelecidas, não serão aceitos.
Durante a sessão os Monitores da SBPC circularão para verificar a presença do autor junto ao pôster e até o final da Sessão entregarão o(s) atestado(s) ao autor presente no pôster (será 1 atestado para cada autor descrito no resumo). O registro da presença do autor será feito durante a apresentação do pôster e não será registrado individualmente o nome do autor presente.

3. OFICINAS AUTOGESTINADAS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO:

Idiomas: Serão aceitos trabalhos com os seguintes idiomas: Português, Espanhol, Francês, Inglês
Tipo de arquivo:
- Formato Adobe Acrobat (PDF)
Configuração das páginas:
- Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm)
- Margem superior: 3 cm
- Margem inferior: 2 cm
- Margem esquerda: 3 cm
- Margem direita: 2 cm
- Título do trabalho, com todas as palavras principais iniciando em maiúsculas. (Centralizado)
- Nome completo do(s) autor (es) / Endereço eletrônico / Instituição e vínculo funcional (alinhamento a direita)
- Resumo do trabalho, entre 10 e 15 linhas, em um único parágrafo, no mesmo idioma do trabalho.
- Metodologia com carga horaria a ser aplicada a oficina.

OBS: Essa atividade a comissão organizadora dará suporte técnico, audiovisual e espaço físico, ficando todo o material didático da oficina por conta do oficineiro.

2 comentários:

  1. Gostaria do contato pois temos dúvidas sobre regras do tra completo. Resumo e Corpo de texto? Lucidéa Santos.

    ResponderExcluir
  2. oi Lucideia..estamos com problemas no blog...mas a gente ja entra em contato com vc.
    obrigada
    a coordenação.

    ResponderExcluir